O que eu preciso fazer ao longo da vida para chegar aos 100 anos com saúde?” Para responder a essa e outras perguntas sobre o assunto, o Dr. Ronaldo Piovezan, geriatra e colunista do Portal Terceira Idade, participou de uma entrevista sobre saúde e longevidade no programa ‘Bem-Estar’ da TV Globo, juntamente com a médica pediatra Dra. Ana Escobar. 

saúdeAmbos alertaram que, quanto antes a pessoa adotar novos hábitos – como boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares com seu médico –, mais benefícios ela terá ao longo da vida, o que poderá ajudá-la a chegar aos 100 anos de idade bem e com saúde. 

Estilo de vida saudável, dos 10 aos 90 anos 

Já na infância, é necessário manter em dia a caderneta de vacinação dos bebês e crianças. Essa ressalva é importante dado que muitos adultos esquecem de se vacinar, o que pode acarretar riscos à saúde. É imprescindível prestar sempre muita atenção às campanhas para manter em ordem a vacinação. 

Aos 10 anos de idade, a criança já pode fazer seu primeiro check-up, pois nessa idade já é possível identificar se há algum fator de risco à saúde. É importante verificar a princípio o colesterol, triglicérides, glicemia e também fazer um hemograma. 

Quando a atividade sexual começar, deve-se instruir ao máximo o jovem, pois, nessa época, as informações a respeito do uso de preservativo, contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis são importantes para evitar acidentes. 

Na faixa dos 30 anos, as prioridades começam a mudar, e é imprescindível que exercícios físicos estejam inseridos na rotina, para que seja mais fácil e saudável enfrentar a terceira década da vida. 

Em torno dos 40 anos, é ideal que se faça exames periódicos, pois o risco de desenvolver alguns males aumenta, e o diagnóstico precoce de possíveis doenças como hipertensão ou cardiopatias geneticamente herdadas ajuda e acelera o tratamento. Nesse caso, é necessário conhecer o histórico da família, para facilitar a interpretação dos resultados. 

Os cuidados com a alimentação devem acontecer ao longo de toda a vida, porém aos 50 anos, devem intensificar-se. Podem ser incluídos na alimentação fontes de cálcio e vitamina B12 como o peixe, castanhas, para combater o colesterol e uvas, para garantir maior longevidade. 

“Quando a pessoa chega aos 60 anos, é importante retomar as vacinações, principalmente a pneumocócica, contra pneumonia, para prevenir complicações relacionadas ao sistema respiratório”, alerta o Dr. Piovezan. O médico ressaltou, também, que exercícios com peso são muitos importantes nessa faixa etária. Mesmo que nunca tenham sido praticados, podem prevenir fraturas em caso de quedas e perda da musculatura. 

Aos 80, é ideal que a memória se mantenha em atividade por meio de jogos e novas ocupações. Essas atitudes são muito válidas na prevenção do Mal de Alzheimer e demência por exemplo. 

Depois dos 90 anos, a exposição ao sol – fonte de vitamina D – deixa os ossos mais resistentes e saudáveis, evitando acidentes mais graves. 

Ser feliz! 

Por fim, os médicos deram uma dica que podemos levar por toda a vida: preservar as amizades e estar sempre por perto de quem amamos. “Ter boas companhias é essencial para permanecer positivo e faz muito bem à saúde. Mantenha os amigos por perto e seja feliz!”, enfatiza o geriatra.

Fonte: Portal Terceira Idade

Comentários

Your email address will not be published.