Se o mercado de trabalho está competitivo para jovens profissionais, procurar um emprego com idade avançada é ainda mais desafiador. Antigamente, nossos avós se aposentavam com pouco mais de 50 anos e se dedicavam à família e a algum hobby, mas a realidade hoje é que muitos idosos ainda querem ou precisam trabalhar.
A boa notícia é que recrutadores já perceberam o benefício da diversidade de gerações entre seus funcionários. Funcionários mais velhos têm a sabedoria de anos de prática para aliar com a inovação da teoria dos mais jovens. Muitas empresas estão valorizando essa troca de experiência de gerações e já lançaram seus programas de inclusão de idosos, como a Gol Linhas Aéreas e o Grupo Pão de Açúcar.
No filme Um Senhor Estagiário, o personagem vivido por Robert De Niro está entediado com a vida de aposentado e resolve se inscrever em um programa para candidatos sênior de uma moderníssima empresa de e-commerce de moda. A divertida trama mostra a dificuldade de um senhor de 70 anos em se adaptar ao mercado de trabalho na era da tecnologia, mas também exalta a lealdade e a confiabilidade de um profissional mais velho.
Portanto, se você, profissional experiente, ainda tem fôlego e se recusa a “pendurar as chuteiras”, há um mapa a seguir para conseguir se manter ou voltar à ativa. Veja abaixo a lista do caminho a percorrer:
Tenha Humildade
Não é porque você tem mais de 30 anos de experiência que é melhor que os outros. Tenha consciência que o modo de operação em um escritório ou qualquer ambiente profissional mudou e acelerou, portanto, tenha a mentalidade e curiosidade de um iniciante para aprender coisas novas. Esteja preparado para acatar ordens de um chefe mais novo que você e mostre o valor da experiência com modéstia.
Mantenha-se atualizado
Não adianta resistir às novas tecnologias e a novos procedimentos. Mantenha um perfil nas principais redes sociais, especialmente no LinkedIn, e explore a nova forma de interação pessoal. Verifique se seu currículo está nos padrões e formato atuais.
Renove o visual
Se quer ser visto como um profissional que tem vigor e disposição, sua aparência conta muito. Nada de usar ternos e vestidos datados, mas também não precisa forçar ou fingir juventude. Um bom corte de cabelo e roupas formais atuais te darão confiança e jovialidade. Cuide de sua saúde e faça exercícios físicos adequados.
Seja flexível e otimista
Nem sempre você vai conseguir o cargo e salário que tinha antes. Esteja aberto às novas propostas e não desanime: mais importante é estar ativo do que relutar em manter o status do passado.
Poder exercer sua capacidade e experiência, ser útil e produtivo, além de se manter financeiramente independente só melhora seu bem-estar.
Pesquise já as vagas que valorizam profissionais experientes no adzuna.com.br e busque seu espaço no mercado de trabalho!
Fonte: https://www.adzuna.com.br