Comprar presentes, arrumar a casa e armar todos os preparativos para o evento exige tempo e empenho. Para ajudar você, conversamos com profissionais habituados a lidar com festas e elencamos dez conselhos para não ficar nada de última hora.
1 | PLANEJE-SE
Organize tudo com antecedência, desde o número de convidados até os itens de decoração da mesa. A organizadora de eventos Estela Curioni também alerta para comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com antecedência de até 30 dias da festa, já que os preços costumam aumentar nas semanas mais próximas à data.
2 | TUDO CHECADO
A dica da empresária Tania Bulhões é deixar a casa organizada. “Separe tudo o que será usado e deixe à mão para o grande dia: guardanapos passados, prataria limpa e presentes embrulhados”, diz. Para Itamar Latorre, proprietária da consultoria Bem Receber, é importante checar a lista de convidados. “Uma semana antes, envie um pedido de confirmação de presença. Assim, você pode lembrá-los do horário e do local da festa”, conta.
3 | É LUXO, MAS É LINDO
Itamar Latorre explica que um aparador repleto de frutas secas na entrada com bowls de prata gelando espumantes é ótimo para dar as boas-vindas aos convidados. Segundo Tania Bulhões, atentar-se aos detalhes faz toda a diferença. “Prepare um pequeno mimo para colocar em cima dos pratos de cada convidado, como velas, aromatizantes ou vasinhos solitários. Eles podem deixar tudo mais elegante”, diz.
4 | CONVIDADOS
Vale a pena mandar um Save the Date semanas antes do jantar. Assim, além de prever o número de pessoas, você pode se planejar para eventuais acompanhantes dos convidados. Itamar Latorre lembra que é importante se preocupar com o tipo de mesa que será utilizado. “Se o menu for servido em uma mesa à francesa, o máximo de lugares são oito. Já à americana é mais flexível e funcional, comportando um número de pessoas maior”, explica.
5 | MENU
Se a ceia será encomendada, feita pelo anfitrião da casa ou dividida pelos convidados, cabe a você decidir. Lembre-se de caprichar na louça onde o menu será servido. “Para um acabamento lindo, use frutas frescas e flores comestíveis”, diz Estela Curioni.
6 | PRESENTES
Organizá-los em aparadores ou resgatá-los dos armários somente para a hora da troca são sugestões possíveis, porém, colocá-los debaixo da árvore de Natal continua sendo a opção mais divertida.
7 | ALUGO OU NÃO?
Veja quantos copos, pratos, talheres e travessas você dispõe dentro de casa. Caso sinta que não são suficientes, pague um serviço de aluguel de louças. “Misturar peças de família com alugadas torna a reunião personalizada e única”, diz Itamar Latorre. Opte por itens diferentes e que componham a decoração.
8 | CRIANÇAS
Às vezes, os pequenos não estão acostumados a determinado tipo de comida e podem ficar entediados durante a ceia. Nesse caso, a ideia de Estela Curioni é criar uma minimesa decorada com bolos e doces. “Deixe-a decorada com flores e brilho, repleta de cupcakes, biscoitos e brigadeiros”, diz.
9 | DIFERENTE
Para fugir do convencional, o conselho de Estela Curioni é investir em uma decoração com suculentas. “Elas podem ser usadas para fazer uma guirlanda ou, ainda, em um painel de madeira no formato de uma árvore de Natal”, diz. Não tenha medo de deixar de lado a tradicional mesa em vermelho e verde. Itamar Latorre aposta em uma composição de branco e azul, este último em uma gradação suave. “O toque natalino fica por conta do dourado”, explica.
10 | FLORES
Os arranjos são essenciais na decoração e a dica da designer floral Suely Jubram, da Design em Flor, é apostar em flores naturais. “Vale acrescentar bolas decoradas, fitas, velas e até frutas”, sugere. A marca dispõe de um serviço especial para esta época do ano em que os funcionários montam e demonstram o arranjo em sua casa. Um modelo para centro de mesa fica a partir de R$ 150.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com