Alguns comportamentos transmitem uma má impressão no trabalho. Chegar atrasado, por exemplo, é uma ótima forma de irritar seu chefe, assim como não comparecer a reuniões de equipe ou entregar tarefas com atraso. Mas também existem certas atitudes menos óbvias que podem prejudicar sua carreira em médio ou longo prazo sem você perceber.

Imagem ilustrativa

Vamos te mostrar 5 atitudes que podem acabar prejudicando sua carreira, mesmo que você não perceba o que está cometendo:

  1. Interagir pouco

É natural que às vezes seja necessário ficar mais isolado para se concentrar e focar em tarefas importantes, mas não deixe que isso impeça uma convivência amigável no escritório. Dedique-se a manter boas relações com seus colegas, tanto dentro quanto fora da empresa, e esteja disposto a ajudar quando preciso. Além de tornar sua rotina muito mais leve, o networking pode trazer bons frutos para a sua carreira em longo prazo.

  1. Reclamar demais para seus colegas

Você já deve saber que reclamar constantemente na frente do seu chefe não é uma boa ideia, mas isso se aplica também aos seus colegas. Desabafar de vez em quando pode ajudar a lidar com a pressão, mas cuidado para que assuntos negativos não sejam seus únicos tópicos de conversa no escritório. A negatividade pode afastar colegas e fechar portas para projetos importantes. Por isso, busque focar em aspectos positivos do trabalho e demonstre sua capacidade de superar adversidades. Deixe as reclamações para situações que sejam realmente incômodas

  1. Ficar “acomodado”

Não há nada de errado em estabelecer hábitos saudáveis e produtivos, desde que isso não se transforme em comodismo. É importante sempre buscar novas responsabilidades e desenvolver suas habilidades para continuar se sentindo desafiado no trabalho. Se sente que já aprendeu tudo o que podia no seu cargo atual, talvez seja hora de conversar com seu chefe e pensar em algum tipo de mudança. Uma transferência de área ou promoção podem ser boas oportunidades para voltar a sentir aquele “friozinho na barriga” e não deixar as coisas ficarem confortáveis demais.

Leia também 7 dicas para causar uma boa impressão na entrevista de emprego

  1. Trabalhar até tarde toda noite

Pode parecer que trabalhar até tarde é um sinal de comprometimento e dedicação, mas nem sempre esse é o resultado. A necessidade de fazer horas extras pode indicar que você não está conseguindo administrar bem seu tempo e responsabilidades. Além disso, um estudo publicado no Journal of Epidemology & Community Health constatou que profissionais que trabalham mais horas por semana têm uma propensão maior de apresentar sintomas de depressão. Então, se você costuma passar do horário no escritório, procure planejar melhor sua rotina e reserve tempo para cuidar do seu bem-estar e se dedicar aos seus hobbies. Sua disposição e motivação podem aumentar, junto com sua produtividade!

Fonte: Site Glassdoor

 

Comentários

Your email address will not be published.