Institutos de pesquisa norte-americanos conseguiram provar um antigo conceito da humanidade. “Envelhecer é entrar na melhor idade”. Enquanto muitos associam a velhice a uma época de doenças e tristeza, quem chegou nessa idade só quer saber de alegria e felicidade.
Que todo ser humano vai envelhecer não é novidade para ninguém, mas ao contrário do que muitos contestam, chegar à 3ª idade não é sinônimo de tristeza, doenças e melancolia, mas sim de felicidade e conviver com mais experiências que os mais novos. Uma pesquisa feita com mais de 170 mil pessoas conseguiu medir que pessoas acima de 55 anos são mais felizes.
O instituto foi à rua com duas perguntas: “você gosta do que faz todos os dias?” e “você tem apoio em sua vida?”. Entrevistaram pessoas de todas as idades em todo os Estados Unidos. Coincidentemente, os idosos que mostraram mais alegria pela idade são os que moram em cidades mais rurais e tranquilas. Por outro lado, os moradores de grandes cidades tiveram opiniões exatamente opostas.
LEIA MAIS: Benefícios da relação entre avós e netos
Top 10 viagens para a terceira idade
A sexualidade na 3ª idade
E a razão que eles alegam para serem felizes é estarem livres de educar os filhos e correr atrás de trabalho para ganhar a vida. Sem essas obrigações, eles podem aproveitar melhor a vida sem medo de envelhecer. Pessoas mais velhas tendem a ter mais segurança financeira, menos responsabilidade e conseguem lidar melhor com as emoções negativas, devido à experiência adquirida no decorrer da vida.
O que podemos levar de tudo isso? O fim da vida é bem mais tranquilo e agradável do que imaginamos.
Fonte: Mistérios do Mundo