Durante o período de quarentena, nos vimos diante de diversas medidas de segurança para encarar melhor a COVID-19.
O “ficar em casa”, por exemplo, definitivamente mudou a nossa relação com o ambiente em que vivemos, e também, com as pessoas com quem dividimos o lar: nossos pais e avós.
Passando mais tempo juntos e em constante convivência, passamos a prestar mais atenção nas necessidades dos senhores e senhoras de idade, ainda mais por conta do alto risco de contágio.
Deste modo, a empatia passou a fazer parte da relação de todos, assim como os cuidados e carinhos especiais.
Estimulando a criatividade, desenvolvendo o bom humor e mantendo uma rotina mais ativa, as tarefas com os idosos tiveram de ser adaptadas e desenvolvidas de maneira inovadora.
Para isso, ter paciência, força e sabedoria foram (e têm sido!) fatores e virtudes essenciais para manter tudo em ordem neste momento tão atípico.
No entanto, com a flexibilização, muitas atividades começaram a voltar ao “novo normal”.
Com isso, nós, que nos víamos responsáveis por manter a segurança e bem-estar de nossos avós e pais, tivemos que retomar aos antigos ofícios.
Com o objetivo de manter uma relação harmoniosa com os seus pais e avós, — mesmo que um pouquinho mais distante e/ou de maneira não integral, — separamos algumas sugestões recomendadas aos nossos idosos, permitindo que eles continuem enfrentando este período de forma mais leve.
Confira e ensine-os!
Mexa-se
Encontre exercícios de baixo impacto que mais combinam com os esforços de seus pais e avós e mantenha o ritmo para melhorar a saúde física e mental de todos.
Crie laços, memórias e vínculos
Experimente se aproximar de seus parentes para fortalecer a relação entre vocês e desenvolver boas lembranças com aqueles que sempre cuidaram de nós.
Resolva hoje
Incentive seus pais e avós que eles resolvam possíveis questões pendentes do passado — assim, eles se sentirão mais livres!
Agarre todas as oportunidades
Nunca é tarde para se começar algo, ainda mais se for relacionado à família. Aproveite casa porta aberta.
Fato é que, além de ensinar, temos muito a aprender com nossos idosos.
E com cuidados especiais, amor e muito carinho, qualquer relação pode ser eterna.
Ao optar pelo caminho mais belo, lembre-se de escrever uma linda história com os seus pais e avós.
Afinal, assim, vocês transformarão o hoje em algo muito melhor e as próximas gerações estarão cheias de bons exemplos.