Novembro Azul – o que significa a campanha nacional?

Novembro está chegando e é hora de relembrarmos uma das campanhas mundiais mais importantes do ano. O Novembro Azul 2017 é uma forma de despertar a consciência coletiva sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e outras doenças masculinas e alertar que o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir um tratamento com melhores resultados.

Você já ouviu falar sobre o Novembro Azul e conhece seu significado? Sabe como fazer parte da campanha e quais ações podem fortalecer o combate à doença? Continue a leitura e conheça tudo sobre o Novembro Azul 2017.

Novembro Azul 2017 | Qual o motivo?

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge a população de homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016 foram mais de 60 mil casos no país, com mais de 13 mil mortes.

Acredita-se que um a cada seis homens será acometido pela doença ao longo da vida. O mais comum é que ela se apresente naqueles com mais de 50 anos de idade, sendo raro em quem ainda não chegou aos 40. Ele é o terceiro tipo de câncer que mais mata homens ao redor do mundo – atrás de câncer de pulmão e câncer colorretal – e é fatal em um a cada 39 casos.

Entre os sintomas do câncer de próstata estão dificuldade para urinar, insuficiência renal, diminuição no jato da urina e dores ósseas, entre outros. Entretanto, eles só aparecem quando a doença está em fase avançada, por isso a importância de fazer exames de prevenção, que vão diagnosticar o problema ainda no início, facilitando o tratamento.

Muitos homens ainda têm resistência aos exames de prevenção. O câncer de próstata só é identificado por meio de exame de toque, e mesmo aqueles que já estão em idades mais avançadas e com maior risco de serem acometidos pela doença, adiam a ida ao médico o quanto podem.

Nesse sentido, o Novembro Azul 2017 é bastante relevante: a campanha aborda justamente o quanto o diagnóstico precoce é crucial para um tratamento mais acertado, além de propor um diálogo aberto com homens para mitigar preconceitos e afastar o receio masculino que espanta pacientes dos consultórios.

O que é o Novembro Azul?

As campanhas de conscientização começaram há quase 20 anos. No exterior, o Novembro Azul é chamado de Movember, uma mistura de moustache (bigode) e November (novembro), palavras em inglês. Tudo teve início em 1999, em um pub australiano, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer em alusão à conscientização da saúde masculina.

À época também foi realizada a arrecadação de fundos para instituições de caridade. A campanha teve resultados positivos e logo todo o país aderiu. Homens deixavam seus bigodes crescerem e as mulheres usavam a cor azul e até mesmo bigodes falsos como forma de apoiar a causa.

Depois disso, 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o mês se tornou um marco nas campanhas de prevenção. A Movember Foudations Charity, criada em 2004, também veio como uma forma de abordar o assunto de maneira natural.

No Brasil, a campanha chegou com o nome de Novembro Azul, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Com o apoio de celebridades e empresas, são realizados eventos e ações de conscientização, como mutirão de exames e compartilhamento em massa de informações sobre a doença. Vários pontos turísticos são iluminados com a cor que representa a campanha, que hoje já faz parte do calendário nacional de prevenções.

 

Fonte: https://blog.risu.com.br

Comentários

Your email address will not be published.