Envelhecer. Para muitos, esta palavra pode trazer diversas inseguranças em relação ao passar do tempo. Porém, mais cedo ou mais tarde, a idade chega para todo mundo.
A verdade é que a grande maioria das pessoas têm medo de envelhecer. Isso porque, geralmente, quando imaginamos este cenário, a primeira coisa que nos vem à mente são as mudanças.
Em seguida, vem as questões relacionadas à autonomia: o receio de “dar trabalho” ou depender dos filhos, familiares, amigos e até desconhecidos para realizar tarefas que, com o envelhecimento, tornam-se mais desafiadoras.
Desta forma, reconhecer as transformações físicas diante do espelho, se distanciar cada vez mais de nossa juventude e compreender as novas propriedades de nossa vitalidade, por exemplo, fazem parte do processo de envelhecer.
De qualquer forma, como não é possível, de fato, saber o que o futuro nos reserva, é importante estar preparado e se sentir bem para que o envelhecer seja encarado de uma forma mais sutil, leve, espontânea e saudável.
Para isso, adotar alguns hábitos e cuidados pode ser o primeiro passo para fazermos diferente e melhor a partir de agora, e, consequentemente, reparar e enxergar o envelhecer com outro olhar.
Quer descobrir como?
No post de hoje, separamos algumas dicas que podem nos ajudar muito hoje, para recebermos melhor o nosso amanhã:
Cuidar da saúde física
Mantenha sempre a hidratação e boa alimentação, pratique exercícios físicos com frequência, evite o sedentarismo e durma bem!
Cuidar da saúde mental
Busque equilíbrio emocional, ouça músicas alegres, leia bons livros, medite, aproveite os momentos de lazer e cultive boas amizades.
Cuidar da saúde emocional
Perdoe, coloque para fora o que lhe incomoda, respeite os seus sentimentos, diga que ama, abrace mais e ajude alguém que precisa.
Cuidar da parte espiritual
Rezar, peça e agradeça — independente de qual seja a sua religião ou crença.
Viver o hoje
Aproveite o agora, é simplesmente o que temos!
Assim, quando alguém te fizer a pergunta presente em nosso título “O que você vai ser quando envelhecer?”, você terá motivos de sobra para responder: “Acima de tudo, feliz!”